Desafio 5

Pequeno negócio orientado a dados

Como poderíamos capturar e traduzir para o empresário dados sobre seu nicho de mercado e tendências do seu setor, para indicar possíveis inovações de produtos e serviços, que possibilite diversificar seu mix de produtos e melhorar suas vendas, ano a ano?



RESUMO DO CONTEXTO

O empresário tradicional apresenta dificuldades para acessar e traduzir dados do mercado referentes ao seu negócio e também não consegue acompanhar as tendências do setor para inovar, ampliar seu posicionamento e crescer no mercado. Isto faz com que eles tomem decisões estratégicas com base em empirismo e no “feeling” do momento nas suas negociações e conversas com o cliente. Isso é um problema porque a baixa acessibilidade, e subutilização de dados por parte do empresário resulta na tomada de decisões com alto risco e lenta adaptabilidade às mudanças das necessidades do cliente. Além disso, impede o aperfeiçoamento da oferta de produtos e ampliação da carteira de clientes, que é a maior causa apontada pelos empresários para o fechamento dos negócios no Brasil.

QUAIS OS RESULTADOS ESPERADOS COM A NOVA SOLUÇÃO?


Diante do resumo do contexto, buscamos soluções inovadoras que possibilitem o monitoramento periódico de indicadores das MPEs, para então entregar um ou mais dos resultados abaixo:
• Diversificar o Mix de produtos e serviços ofertados pelas micro e pequenas empresas em 30% por ano até dezembro/2025;
• Obter aumento médio de 10% por ano da carteira de clientes das empresas atendidas pela solução até dezembro/2025;
• Diversificar os fornecedores das MPE’s atendidas pela solução em 30% por ano, permitindo também que seja feita uma avaliação pública desses fornecedores até dezembro/2025;
• NPS dos usuários da solução de 80%, entre julho/2022 e dezembro/2022.